Seu treino está fácil?

26/03/2019


    É comum ouvirmos um ou outro aluno pedindo para que o professor inclua mais exercícios ou modifique o treino porque considera que o programa prescrito está muito fácil. E é ainda mais comum que este aluno esteja realizando o treino de forma que realmente fique fácil. Como assim? Deixando de seguir uma ou mais variáveis do treinamento, como a velocidade, o intervalo, a sequência dos exercícios, a posição, a maneira de execução e a carga ideal.   

    Cada variável citada acima é indispensável para que o treino como um todo gere os benefícios que se deseja. Agora, o principal erro e que é o mais difícil de cumprir é em relação à INTENSIDADE, isto é, a falha na adequação do número de repetições e da carga utilizada. Geralmente o aluno interrompe o exercício assim que completa o número estipulado de repetições, independentemente do quanto se esforçou para atingir aquele número. E é aí que o exercício é desperdiçado! Para obter os benefícios de cada exercício e de cada série realizada, é preciso realmente se esforçar, isto é, o exercício deve ser interrompido por impossibilidade de continuar e não por desistência.

    Por exemplo, você precisa fazer 10 repetições de determinado exercício e ao terminar a última repetição, você percebe que poderia ter feito mais 4 ou 5 repetições. Considerando que você realizou o movimento de forma correta e com a velocidade estabelecida, podemos concluir que a carga utilizada foi muito aquém do que deveria, pois “sobrou” força. Na próxima série, aumente um pouco a carga para que chegue próximo ao número estipulado com muita ou pelo menos alguma dificuldade, dessa forma você estará garantindo que chegou o mais próximo possível da intensidade pré-determinada.

    O número de repetições reflete a intensidade que você deve trabalhar em determinado exercício, então este número deve ser atingido com o máximo de esforço, caso contrário você realiza os movimentos muito abaixo da sua capacidade, tornando realmente qualquer exercício fácil.

    Essa é umas das partes mais difíceis de se cumprir na musculação, pois é nesse momento que ocorre a dor e o desconforto musculares, porém faz toda a diferença no seu treino e consequentemente nos seus resultados, tanto visualmente (redução de medidas, hipertrofia muscular, postura, etc) como fisiologicamente (por exemplo, aumento da resistência e da força).

    Tudo isso deve ocorrer de acordo com a intensidade e progressão ideais para você. Portanto, de acordo com o seu programa de treinamento, tente aos poucos colocar essa questão em prática que em breve perceberá o quanto é importante e benéfico!


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