Posso beber?

18/07/2019


     Muito comum as pessoas perguntarem se terão que abrir mão da sua cervejinha de final de semana para ter resultados, e a resposta vai depender do objetivo de cada paciente. Se a meta é perder alguns quilinhos e adquirir um hábito saudável no geral, ingerir alguma bebida alcoólica 1-2x por semana não terá problema algum. Porém se o objetivo é possuir um grande volume muscular, percentual de gordura muito baixo e uma alta performance nos treinos, essa ingestão terá que ser mínima ou talvez nula.
     Álcool não tem valor nutricional algum, só muitas calorias (7 kcals/grama), perdendo apenas pra gordura (9 kcals/grama). O etanol inibe o hormônio antidiurético que provoca aquela vontade de ir ao banheiro direto, o que faz muita gente pensar que “cerveja é diurético”, porém não sabe que a maior parte desse liquido perdido é intramuscular, ou seja, o álcool te desidrata, aumentando a concentração de toxinas no sangue. Outros malefícios do álcool:
- reduz absorção de nutrientes;
- eleva os níveis de cortisol;
- reduz níveis de testosterona e velocidade de recuperação muscular;
- pode causar hipoglicemia;
- aumenta excreção de vitaminas na urina podendo causar deficiências de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.
     As dicas para evitar os danos causados pelo excesso de álcool:
- reduzir a ingestão de álcool (óbvio); 
- beber muita água junto à ingestão de álcool para já prevenir a desidratação; 
- faça uma refeição contendo uma boa quantidade de proteínas/fibras antes de beber; 
- antes de dormir, mais uma boa refeição proteica e beba pelo menos mais 500ml de água.
     Portanto, poder beber, pode! Porém se você busca uma melhora expressiva no seu rendimento ou composição corporal é bom que você repense seus hábitos e prioridades. Ou então reduzir suas expectativas em relação aos seus resultados.

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